Saiba como utilizar seu dinheiro da maneira correta

Gastar dinheiro sem dúvidas é uma das coisas mais fáceis e prazerosas para se fazer, no entanto se você é o tipo de pessoa que não pode se dar ao luxo de gastar é importante que você fique ligado nas dicas que preparei para você e que proporcionam ótimos resultados nas suas finanças.

Ter dinheiro para gastar é tarefa exclusiva de quem pode como por exemplo os milionários por aí que esbanjam suas ilhas particulares e mansões maravilhosas. Nós meros mortais temos que compreender que não é fácil chegar nesse patamar principalmente quando não temos controle nos pequenos gastos que fazemos com nosso dinheiro.

O primeiro fator decisivo na hora de começar a gastar é saber como gastar ele, afinal dinheiro é igual uma torneira aberta, se você não saber fechar o desperdício será enorme e honestamente não é isso que desejamos, pois, o dinheiro gasto aqui, sem dúvidas será necessário ali e assim vamos cobrindo um santo, mas descobrindo outro.

Para começar a nossa lista de dicas é importante estar com a cabeça aberta para algumas coisas, pois nada é fácil e economizar pode ser tarefa complicada. Então todo o esforço dependerá somente de você. Continue comigo e vamos para as dicas logo abaixo:

Entenda o que é vontade e necessidade

Uma regra mega importante para saber como utilizar o seu dinheiro é sabendo diferenciar as suas vontades com necessidades. O que isso quer dizer? Bom para começar é importante analisar o que você está precisando como por exemplo; você está somente com um par de sapato e o mesmo está começando a estragar, neste caso é ideal comprar um outro para que você não fique sem.

Segunda coisa é: saiba quais são suas vontades, como por exemplo; tenho 10 pares de sapatos, estão bons mas quero um de outra cor. É um exemplo de vontade e não de necessidade pois, se ainda há sapatos para usar não se trata de algo importante.

Dinheiro não traz desaforo

Se você acha que dinheiro quanto mais gasta mais tem, sinto em informar pois o dinheiro é sem dúvidas o negócio mais vingativo que existe, pois, o pouco a mais que você gastar pode ter certeza que fará uma tremenda falta na hora de pagar contas.

Por isso é importante gastar cada centavo como se fosse importante, pois você estará valorizando o seu dinheiro e depois sem dúvidas não passará no total vermelho no fim do mês.

Gaste dinheiro hoje e fique sem amanha

Se você possui 10,00 reais e gasta 10,00 reais, no outro dia você obviamente não terá nada. Bom, mas é necessário… então tranquilo pois pelo menos fez algo relevante e que não terá arrependimento depois. Agora gastar para precisar depois é algo inaceitável, como por exemplo, no caminho de casa você passa por uma lanchonete e gasta todo o seu dinheiro com lanches, sendo que tem comida pronta em casa.

Se no outro dia você precisar para uma emergência, como um remédio você não terá, e não terá o lanche também, por isso se for gastar, pense no amanhã para que não falte depois. Ter esse pensamento ajuda até na hora de guardar o dinheiro para as contas.

“está tudo contado”

Usar essa frase é fundamental para quem deseja ter um bom desempenho na sua vida financeira. Isto porque em muitos lugares e estabelecimentos tem-se o habito de ‘’passou tanto, pode ser? ’’ Poder, pode, mas se você for firme e falar que está contado é economia para você, afinal se você chega em um lugar e disser que falta um pouco para comprar a mercadoria, é quase certo que você saia sem o produto.

É bom ter isso em mente pois evitará o fato de você ‘’sentir que tem dinheiro’’ pois o dinheiro realmente já está contado para outros fins e é isso que você terá em mente. O que sobrar dele você terá que ver se precisa mesmo gastar.

Papai Noel só em filme!

Deixa de ser Papai Noel ou Mamãe Noel dos amigos e parentes, comece a dizer que está sem dinheiro e que só aceita sair se for tudo divido. Pare de bancar a festa de todos, afinal quem estará sem dinheiro depois será você e não terá amigos que te ofereçam dinheiro nessas horas.

Por isso na hora de sair, seja econômico e faça com que a turma colabore também, afinal papai Noel é em filme para dar presentes atoa. Além disso seja sincero com os amigos, fale que está economizando e para colaborarem com isso, pagando a sua conta (rsrs).

Guarde dinheiro para ter…

Guardar dinheiro é fundamental e você está cansado de ouvir isso. No entanto fazer o que? Guardar dinheiro é mais que necessário e é importante ter prazer em guardar um pouco de dinheiro para que não falte nada para depois. Muitas pessoas veem a sobra do pagamento como um brinde que deve ser gastado antes que pegue fogo e suma, por isso não guardam nem o mínimo.

No entanto, é bem comum ver pessoas que recebem no começo do mês, estarem sem grana no final do mês. Isto acontece por más escolhas no período que está com o dinheiro em mãos, como por exemplo; acabei de sair do banco, vou almoçar fora, vou comprar alguma coisa e por aí vai. O problema é quando aqueles cem reais gastos fazem falta depois e não tem de onde tirar. Por isso separe pelo menos 10% do seu salário e guarde para alguma eventualidade.

Opa! Gratuito? Promoção?

Outra coisa importante é você saber como comprar suas coisas de maneira satisfatória para você e seu bolso. Pesquisar o preço das coisas com a qual irá gastar, pode ser que você encontre muitas promoções e tenha muita economia na hora de comprar suas mercadorias e isso sem dúvidas no final do mês pode parecer algo muito interessante para se estar fazendo sempre, afinal economizar é muito bom.

Não tenha frescura e comece a aceitar as coisas que a vida te dá, não tenha vergonha em aceitar um lanche dos seus amigos ou de te pagarem alguma coisa. É importante ser um pouco ‘’cara de pau’’ nessas horas pois a economia é sua.

Claro que você não deve virar uma múmia, somente dentro de casa, mas que saiba onde gastar e como fazer isso. Contudo, ter um planejamento pode ser a salvação de muitas pessoas que estão com uma crise financeira. Por isso não deixe de anotar seus gastos e respeitar seu dinheiro pois sem dúvidas fazendo isso você conseguirá viver bem e não passar por sufocos que poderiam ser evitados usando somente a disciplina.

O artigo foi esse e espero que tenha sucesso na hora de lidar com seu dinheiro, não deixe de comentar suas sugestões e observações sobre o artigo que leu.  

Dicas para conseguir guardar dinheiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: