Como aliviar o estresse do trabalho no dia-a-dia

Muitas pessoas tem sofrido por causa de estresse do trabalho, o que tem feito muitas pessoas a desenvolverem muitas doenças relacionadas a esse distúrbio. E esse estresse a maioria das vezes é causado pela rotina de trabalho ou na empresa em que a pessoa trabalha, e claro que com o desemprego em alta, por mais ruim que esteja, estão preferindo passar estresse.

Como dito anteriormente o estresse é a matéria-prima para muitas doenças e por isso é de suma importância que você esteja ciente das maneiras de como evitar a tensão causada pela rotina do trabalho, afinal cuidar da saúde é tão importante quanto conseguir dinheiro.

Doenças que estão relacionadas ao estresse do trabalho

Doenças de pele

Está com algum tipo de alergia que não sabe de onde surgiu? Pois é passar longos exposto ao estresse pode causar muitas doenças de pele como dermatites que causam vermelhidão e coceira na pele, ou outras como vitiligo, acne e psoríase, sendo essas as mais comuns e que normalmente acontecem devido ao estresse emocional e preocupação exagerada.

Problemas de coração relacionados ao estresse do trabalho

Com influências hormonais causadas devido ao estresse crônico é fácil ocorrer uma vasoconstricção ou fechamento das principais artérias e veias do coração. Com isso o fluxo de sangue se reduz o que faz os batimentos cardíacos aumentarem e elevar a pressão arterial.

Esse mal funcionamento do aparelho circulatório faz com que complique as funções de outros órgãos de igual importância. Além pode levar ao endurecimento das artérias o que fica propenso a formação de coágulos e evoluir para doenças graves relacionadas ao infarto e AVC.

Transtornos alimentares

Pessoas que sofrem de anorexia e ou de compulsão alimentar estão mais arriscadas a desenvolver o estresse. O que vale também para pessoas que sofrem de estresse desenvolverem esse tipo de distúrbio.

Prisão de ventre

O estresse constante faz com que a pessoa tenha problemas intestinais que provocam contrações anormais e típicas de um colo sensível esses sintomas podem vir seguidos de dores abdominais flatulência e distensão abdominal.

Se não tratada essa situação pode ser agravada para uma doença seria que é conhecida por síndrome do cólon irritável.

Depressão

O estresse pode ocasionar a perda de dopamina e serotonina no nosso organismo, sendo a falta deles o que está mais associado a depressão.

Envelhecimento precoce

Os hormônios são responsáveis por equilibrar nosso metabolismo e também nosso emocional, o desequilíbrio deles em nosso corpo pode influenciar o aumento de radicais livres que afetam diretamente em nossas células boas e dessa forma ocorre o envelhecimento precoce.

 

Insônia, pode ocorrer devido ao estresse do trabalho

O estresse em excesso pode agravar e até causar a insônia, contudo, deixando a pessoa cada vez mais cansada e acumulando mais estresse, e é claro o sono irregular pode levar a outros sérios fatores de risco para a saúde.

Além de afetar a vida cotidiana da pessoa em questão, a insônia pode ser um dos maiores motivos para cada dia que passe o estresse só se agrave, entretanto, para essas situações é importante evitar a cafeína.

Essas são algumas das complicações que o estresse pode lhe trazer, dessa forma, é importante saber lidar com esses hormônios que podem ficar a flor da pele. No entanto é possível sim amenizar o estresse do trabalho e ficar mais calmo, basta seguir as dicas:

Correr no banheiro e lavar o rosto pode ser útil

Lavar o rosto trará um alivio em tanto para as emoções acaloradas e isso pode colaborar muito com a ansiedade, a água fria dará como um choque para a realidade, então se possível dar uma escapada e ir no banheiro lavar o rosto ou jogar um pouco de água na nuca pode ser bem útil.

Pausa para respirar

Oxigenar o cérebro é muito importante para acalmar os ânimos, contar até 20, pode te ajudar relativamente a pensar com clareza e isso é fundamental para que você reveja a situação que está e assim não se desesperar.

Se possível escute uma música isso faz com que o estresse do trabalho vá embora

Nem todos os trabalhos é possível escutar alguma música, então quando der uma pausa, tente incluir alguma música relaxante para que o seu corpo possa dar uma relaxada e dessa forma você conseguirá encontrar equilíbrio emocional e conseguirá lidar com melhor humor no trabalho.

Procure dormir bem

O sono irregular pode afetar e muito o nosso humor e o nosso desempenho, deixando-nos propensos a perder a linha emocional com maior facilidade, entretanto, isso é um dos grandes fatores que deixam o nosso dia ainda mais estressante.

Se alimente bem

A alimentação é outro ponto crucial na hora de nos livrar do estresse, já ouviu falar no ditado popular ‘’cara feia para mim é fome’’ bom de certa a má alimentação não nos proporciona a quantidade de nutrientes ideais para nos nutrir e apesar de não estarmos com fome, o nosso corpo pede por certos nutrientes e isso é um dos motivos que podem nos deixar estressados. Então lembre de incrementar no seu cardápio alimentos que aumentam a dopamina e serotonina no nosso organismo.

Organização é peça chave para amenizar o estresse do trabalho

Ser uma pessoa que é organizada com suas tarefas é algo que poucos conseguem, no entanto, é por esses motivos que deixam uma pessoa estressada, isto porque a desorganização pode influenciar uma pessoa a desesperar e não saber o que fazer e isso pode deixar uma margem de estresse grande na pessoa. Procure listar suas tarefas, por exemplo quais são suas prioridades e quais tarefas podem esperar, não faça tudo correndo poupe-se do estresse.

Não exija muito de si

Exigir muito de si nem sempre é conveniente, visto que, nem sempre conseguimos alcançar nossas metas e isso pode ser um estopim para que nos decepcionemos e isso pode acarretar em um descontrole emocional.

Cultive bons relacionamentos

Um dos grandes motivos de uma crise de estresse é sem dúvidas ter maus relacionamentos dentro do ambiente de trabalho, pois a sensação que prevalece é que a qualquer momento poderemos ser apunhalados pelas costas. Esse pensamento leva a ansiedade e isso pode gerar o estresse, então a dica a ser seguida é; evite arrumar intrigas no trabalho que possam resultar em dores de cabeça depois.

Se preparar psicologicamente é fundamental para aliviar o estresse do trabalho

No dia anterior ao trabalho é importante estar preparada para o dia agitado, pois dessa forma você já estará acostumado com o ritmo que terá que aturar e de fato isso contribuirá com uma melhora relativa no humor e métodos de lidar com o trabalho em si. As dicas foram essas para que você consiga levar o dia-a-dia de maneira não tão complicada e com menos estresse possível envolvido, não deixe de praticar as dicas e se manter saudável, pois, como dito anteriormente é tão importante cuidar da sua saúde, quanto ganhar dinheiro. Não deixe de comentar suas dúvidas ou sugestões para artigos.

Trabalhe sem estresse no seu dia-a-dia

1 Comment

  • […] Ficam responsáveis pela produção do açúcar e outros derivados da cana-de-açúcar, como o álcool e o etanol. Essa também é uma profissão na qual somente requer um curso técnico sobre a profissão que pode te dar ganhos relativamente bons como por exemplo 5 mil reais por mês ou até mais depois de um tempo de profissão.  […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: