10 curiosidades sobre os cães, você precisa saber!

Há tantas curiosidades sobre os cães que é superinteressante, e até importante saber. Algumas características podem revelar muito o ‘’porque’’ de certos comportamentos sobre os pets caninos.

Afinal é muito importante saber mais sobre o nosso pet e como tornar a vida dele em nosso lar a melhor possível, isto porque os pets e principalmente os cachorros são emocionalmente dependentes dos seus donos o que torna ainda mais importante entender o comportamento e suas necessidades.

Além de serem o grande amigo do homem, título o qual recebeu por sua fidelidade extrema aos seus donos, os cães possuem um corpo capaz de fazer muitas coisas incríveis, por isso saiba algumas curiosidades sobre os amigos de 4 patas que tanto amamos. Veja curiosidades a seguir:

1º – Idade dos cães, saiba como calcular

O cálculo de idade dos cães é diferente dos humanos, pois cada ano que passa na vida do seu cão equivale a 7 anos para ele. Então por exemplo se ele tiver dois anos, logo terá 14 anos na idade canina, por esse motivo é que vivem menos que os humanos.

2º – Adestrar cães é possível somente quando são filhotes?

É claro que quando adestrados desde filhote é mais fácil, no entanto, é sim muito possível adestrar o seu cão depois de mais velho, pois os cães possuem uma natureza submissa, sendo possível adestra-los em qualquer idade, claro que isso pode demorar um pouco mais pois ele não estará acostumado com comandos.

3º – Os cães enxergam em preto e branco?

Mito! Os cães podem ver cores sim, no entanto não as mesmas que nos humanos, segundo estudos feitos por cientistas eles tendem a ter discernimento maior para as cores azul e amarelo o que confirma sua capacidade de ver cores.

4º – Porque correm atrás do próprio rabo?

Segundo alguns especialistas os cães podem correr atrás do próprio rabo por diversos motivos, um deles é chamar atenção dos donos, a outra é de que cães que possuem forte instinto de caça tendem a tentar caçar o próprio rabo ou também aliviar algum incomodo na região anal.

5º – Cães e gatos são inimigos?

De modo algum cães e gatos não se dão bem, apenas o modo como são criados pode fazer a diferença na socialização dos dois. O problema é que muitas pessoas que não gostam de gatos, e instigam o comportamento agressivo do cachorro para brigar com o felino. Mas não passa de mito pois ambos podem muito bem viver pacificamente. Pode ocorrer o caso de o gato ser uma presença estranha para o cachorro o que deixará desconfiado e por isso agressivo.

6º – Abanar o rabo é sinal de felicidade?

Nem sempre abanar o rabo quer dizer que ele está feliz é claro que a felicidade está ligada a 90% do motivo, mas abanar o rabo pode representar muitas coisas como medo, agressividade e ansiedade. Há diversos relatos de pessoas que deduziram que o dog estava feliz e levaram uma mordida, por isso é importante ler os sinais corporais que ele mostra em cada situação.

7º – Porque comem grama?

Os donos do pet acreditam que o dog come grama por estar com desconforto no estomago e por isso acreditam que eles provocam vômito, na realidade eles comem gramas por curiosidade ou por gostarem mesmo, diferentes dos gatos que comem para expelir bolas de pelo. Comer grama em excesso pode fazê-lo vomitar, mas não possui risco para a saúde do pet.

8º – Banho e tosa

É muito importante na vida do seu dog, entretanto, claro que o tipo de banho e frequência varia muito dependendo o tipo de pelagem e raça, no entanto banho de cachorros devem ocorrer pelo menos uma vez no mês e ser efetuado por um profissional ou se você sabe melhor ainda pois ele se sentirá ainda mais seguro.

9º – Cães também sofrem de depressão

Assim como os humanos os cães também podem sofrer de depressão, e os sintomas podem ser falta de apetite, indisposição até mesmo para brincar, isolamento de todos e sem estimulo para a presença de outro pet.

Para não desenvolver depressão no seu pet, é importante manter o ambiente em que ele vive sem alteração de humor, visto que os cães são dependentes emocionais de seus donos podendo notar até a mudança de humor do dono ou de onde vive.

10º – Nascem surdos e cegos

E nascem esbanjando fofice, os cães nos primeiros dias de vida são completamente incapacitados de ouvir, sentir cheiro e sem nenhum dente também, contudo, essas funções vão se estabilizando conforme o passar da semana, entretanto, não se preocupe em acordar os filhotes pois sem dúvidas eles não te escutarão.

Curiosidade sobre o cachorro:

  • Possui 42 dentes
  • Escuta 10x melhor que os humanos
  • Expressam sentimentos com o corpo
  • São animais domésticos a mais de 12.000 anos
  • O olfato dos dog são milhares de vezes melhor que o nosso
  • A temperatura canina oscila entre 38° e 39°
  • Cães são submissos a qualquer um que se mostrar superior
  • Cães soam pelas patas
  • Castrar o seu dog previne muitas doenças
  • O focinho do cachorro é único assim como nossa digital

Com tantas características incríveis os cães possuem a capacidade de alegrar a sua família e sua casa, por isso, é interessante adotar um cão para levantar o astral da sua casa, pois, infelizmente há milhares e milhares de cães que vivem em situação de rua no Brasil, dado que infelizmente tem crescido muito com o passar dos tempos, por isso, não deixe de colaborar diminuindo com essa estatística e adote ou apadrinhe, sem dúvidas mais do que tudo você estará ganhando mais com essa atitude. 

Os cães são animais incríveis e sabem como levantar nosso astral, por isso é muito importante trata-los com muito carinho e dar os cuidados especiais que eles merecem por ser nosso grande companheiro. Os cachorros são animais muito sentimentais e por isso uma atenção a mais para eles nunca é demais e eles adoram. Não deixe de comentar sobre dicas ou curiosidades que deseja saber, além disso deixe sugestões de artigos.

Alimentação para cães: o que você precisa saber

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: