Cigarro: pare de fumar utilizando essas dicas

O cigarro é uma droga viciante e por esse motivo muitas pessoas tentam incansavelmente se livrar desse vício. No entanto saiba como parar de fumar com recursos que você tem na sua casa.

O mais importante que você precisa saber é que parar de fumar requer muita determinação por isso se você está realmente determinado a parar com o vício em sua vida é importante dar os primeiros passos.

No Brasil há mais de 38 milhões de fumantes, sendo um número alarmante pois o cigarro traz diversos malefícios a saúde, não somente de quem fuma, mas sim para as pessoas ao redor que inalam a fumaça que o cigarro produz.

Veja as principais doenças que o cigarro pode causar:

  • Câncer de pulmão, laringe, faringe, esôfago, estomago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, útero e leucemia.
  • Doenças no aparelho respiratório como; enfisema pulmonar, bronquite crônica, asma e infecções respiratórias.
  • Doenças cardiovasculares; angina, infarto agudo do miocárdio, hipertensão arterial, aneurismas, acidente vascular cerebral e trombose.
  • Ulceras do aparelho digestivo
  • Osteoporose
  • Catarata
  • Impotência sexual masculina
  • Infertilidade na mulher
  • Menopausa precoce
  • Complicações na gravidez
  • Facilidade em contrair doenças
  • Menor resistência física
  • Menos folego
  • E envelhecimento precoce

Informações importantes sobre o cigarro

Estima-se que cerca de 157 mil pessoas morram precocemente devido as doenças causadas pelo tabagismo. E o pior existem outros milhares de fumantes passivos que nem sabem que podem adoecer, simplesmente pelo fato de conviver com fumantes, inalando a fumaça que o usuário solta.

Por isso é muito importante querer se livrar desse veneno, pois além de diversos malefícios a própria saúde o fumante coloca em risco as pessoas próximas a ele. É importante ter força de vontade para vencer essa batalha contra o tabagismo.

Apesar de parecer algo muito complicado, você pode estar vencendo o vício de uma vez por todas com algumas receitas caseiras que estarei colocando nesse artigo.

No entanto é de suma importância seu empenho nessa jornada para se livrar dos efeitos da nicotina no organismo. Aliás tudo dependerá da sua força de vontade para se livrar do vício, isto porque o maior medo de um fumante é de não conseguir se controlar e acabar por continuar fumando.

Primeiramente aqui eu separei algumas dicas bem importantes para fazer você parar de uma vez por todas com o cigarro. Siga abaixo:

Dicas importantes para parar de fumar

• Paciência é fundamental

O cigarro possui mais de 4.700 substancias químicas em sua composição, sendo uma delas a Nicotina. Essa substancia é responsável por ficar no organismo do fumante e é ela que causa a dependência. O fato do corpo estar perdendo seu reservatório de nicotina pode ser acompanhada de muito estresse e mal humor. Por isso tente relaxar o máximo possível, tente fazer a contagem do 1 ao 10.

Se distraia

A vontade costuma durar aproximadamente 10 minutos, entretanto, por mais que pareça durar o tempo todo não é bem assim que funciona. Por isso ache algo que venha a prender seu foco, por exemplo um jogo que você precise de total concentração, uma leitura se você gostar de ler, enfim algo que distraia sua mente. Dessa forma você não ficara pensando no cigarro o tempo todo e isso já te dará horas de vantagens sem ter fumado.

É proibido fumar cigarro neste local

Opte em ir a lugares que é proibido fumar, dessa forma você estará seguro de não fumar. Pois você não irá quebrar a regra em nome do vício, por isso ir a restaurantes e bares fechados podem ser uma ótima escolha de passeio.

Cenário novo

É importante você estar mudando seu cigarro de lugar, isso por que se ele ficar a onde você sempre o deixa, hora ou outra você estará fazendo isso inconscientemente e isso pode ser feito várias vezes ao dia sem que você perceba. Por isso estar o colocando em algum lugar diferente, na hora de procura-lo quase que simultaneamente você se lembrará que está parando de fumar e assim não fumar.

Escovar os dentes antes de fumar cigarro

Para alguns fumantes, é essencial fumar logo depois das refeições, por isso antes que a vontade surja é interessante escovar os dentes. Assim você estará inibindo a vontade de fumar naquele momento.

Reveja seu círculo de amizades

Pode parecer que não, mas, as pessoas a sua volta te influenciam sim, dessa forma, muitas das vezes você se reúne a pessoas que estão fumando pelo simples fato de que você poderá fumar também, entretanto, se você está tentando parar com o cigarro, não é muito legal ficar perto de pessoas fumando, pois, isso te deixará com cada vez mais vontade de fumar.

• Técnicas de relaxamento pode ser bem útil para deixar o cigarro

Contudo, técnicas como acupuntura pode ser bem eficiente na hora de esquecer o cigarro, pois técnicas assim fará que você não fique tão ansioso por falta da nicotina e tornará sua batalha contra o vício cada vez mais fácil. Outra opção é a pratica de relaxamentos como por exemplo a meditação e controle da respiração.

• Alternativas podem ser uma boa solução

Procurar algo para substituir o cigarro pode ser bom para largar o vício aos poucos, por exemplo, fazer uso de chicletes ou adesivos próprios para quem deseja parar e além disso pode ser encontrado em postos de saúde.

Deixe o cigarro pouco a pouco

É importante ir parando pouco a pouco. Reduza dois cigarros por dia, ou por porcentagem por exemplo se você fuma 10 cigarros por dia reduza 20% e fume 8 por dia. Dessa forma você estará mais apto a conseguir largar o vício.

Alimentos que podem contribuir na sua batalha contra o cigarro

Alguns alimentos podem surtir muitos efeitos no nosso organismo, por isso algum deles são utilizados para inibir a vontade de fumar ou acalmar os ânimos de quem está em estado de abstinência. Por isso é ideal conhecer esses alimentos e acrescenta-los a sua alimentação. Segue abaixo e veja a lista de alimentos que são capazes de te ajudar a parar de fumar:

Aveia

A aveia é um alimento que ajuda a combater o estresse, fraqueza e fadiga que por ventura poderá ocorrer no processo de parar com o cigarro, além de possui fontes de zinco, magnésio e sais minerais que ajudam a nutrir seu corpo no processo de abstinência.

Gengibre

Devido ao seu sabor marcante, deixa uma forte sensação de satisfação no paladar, mascarando a vontade incontrolável de fumar. Além de que é alimento rico em propriedades benéficas a saúde.

Camomila

A camomila é ótima para se tomar um chá antes de dormir, pois suas propriedades relaxantes te farão esquecer da vontade de fumar.

Hortelã

A hortelã tem propriedades benéficas para o estomago que ajuda aliviar as náuseas causadas pela abstinência.

Cavalinha

A cavalinha é muito recomendada para quem deseja largar o vício gradualmente, isso porque, mesmo que em pouca quantidade ela possui nicotinaem sua composição e isso ajudará a dispersar a nicotina aos poucos do organismo.

Por fim para que você alcance esses resultados é necessária força de vontade e determinação para largar esse vício de uma vez por todas. E é claro, procurar ajuda especializada para o caso de não conseguir sozinho. Espero que tenha gostado das dicas e comece hoje a batalha para parar de vez com o cigarro, qualquer experiência que queira compartilhar deixe nos comentários.

Confira dicas de como aliviar a dor de cabeça

2 Comentários

  • Gostei da dicas, porém e muito difícil lidar com ansiedade para quem quer para de fumar…

  • Quero muito parar de fumar,mas não consigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: