Saiba como dar uma alavancada na sua vida financeira

Saiba como controlar sua vida financeira de maneira simples e bem calculadas, e fuja da inadimplência que tem causado dores de cabeça, atrapalhando muito sua vida financeira.

Nos dias de hoje, é fácil encontrar alguém que não está de bem com as finanças, e talvez esse também seja o seu caso, por isso direi dicas uteis que nos ajuda a calcular meios mais tranquilos de resolver os problemas financeiros sem muito estresse.

Antes de tudo é necessário você estar aberto a mudaças, pois a maior parte e talvez a mais difícil é quando temos que mudar certos hábitos costumeiros. Como por exemplo fazer compras desnecessárias em horas que você pode muito bem esperar.

Mas é claro que se há força de vontade tudo se consegue, então segue as dicas para se controlar a não fazer gastos supérfluos.

Mude a si mesmo, para depois mudar sua vida financeira

Parece difícil quando o assunto é mudar o que nós somos, mas se há necessidade e isso for nos beneficiar pode ser que seja mais fácil do que pensamos, então faça os seguintes exercícios:

Pense antes de agir

Antes de sair de casa, calcule tudo o que precisa fazer como por exemplo; o que irá fazer o tempo que estiver fora, se será necessário fazer alguma refeição, pagar um transporte, e por aí vai. É importante saber disso para evitar levar dinheiro a lugares que não é necessário comprar nada ou levar somente o que for necessário.

Autocontrole é indispensável para ter estabilidade na vida financeira

Tente se controlar antes de sair de casa com dinheiro, mude suas rotas; evite lugares atrativos para fazer gastos e se não for possível um truque legal é você focar em um ponto, seja em uma placa de transito, uma casa ou qualquer outra coisa que desvie sua atenção nas lojas. Ou simplesmente cante mentalmente e isso te ajudará a passar sem notar as vitrines ou comidas atrativas. Desse modo você estará se controlando de maneira eficaz.

Se alimente bem

Um dos piores erros que uma pessoa pode cometer é sair de casa sem comer. Uma pessoa com fome não sabe calcular necessidades, ela só vai querer encher a barriga. Então estará totalmente a mercê das necessidades fisiológicas, e então surge a conta do FastFood, do lanche na padaria, os biscoitinhos enfim uma infinidade de coisas que somadas no fim do mês se tornam assustadoras. Então se você tem o habito de sair sem comer pare com isso.

Faça metas para conquistar a estabilidade da sua vida financeira

Fazer metas é muito importante, então não esconda de ninguém!Fale para a sua família que vai economizar, dessa forma será um incentivo a mais para que você crie um foco. O fato das pessoas duvidarem das nossas capacidades nos faz querer continuar nosso proposito firmemente.

Se você é o amigo que costuma bancar o ‘’Role’’ eu sugiro que para com isso, fazer um agrado de vez em quando é bom, mas isso pode virar rotina para as pessoas a sua volta. Então comece a dizer que só tem X para gastar e para os amigos ajudarem, ou também diga que está sem dinheiro e se possível seja bancado.

Não tenha preguiça de conquistar sua vida financeira

A preguiça de calcular os gastos, preguiça de andar um pouco sem ter que pagar Uber, preguiça de fazer a comida e ter que pedir pizza, entre outras coisas cotidianas que podem te afundar. Por isso não tenha preguiça quando o assunto for o seu dinheiro, isso é crucial para você não se afundar em dividas.

Separe a necessidade da vontade

É bom que você entenda o que é necessário para você e o que não é necessário, mas você quer. Pense sempre na frase ‘’nem tudo que nós queremos, nós podemos ter’’ reflita essa frase antes de gastar desnecessariamente e use a frase ‘’eu consigo guardar’’. Faça esse exercício sempre que for sair de casa com dinheiro.

Essas foram as dicas para ser alguém controlador de si mesmo, pois de tudo, o mais importante é você mandar nas suas decisões de forma racional e não controlado pela emoção.

Agora partiremos para as dicas de como evitar gastar de maneira desenfreada com algumas técnicas que você tirar de letra na hora de executar. Segue a baixo:

Dicas para economizar

Tchau cartão de crédito!

Se você tem habito de usar cartão de credito eu sugiro a você que para imediatamente. Dentre vários motivos o mais importante é saber que o dinheiro não é seu. E se você acha que o banco te dá o cartão de crédito sem ganhar nada com isso saiba que ele ganha muito a mais do que você gasta. Isso apenas com as taxas ‘’baixas’’ tiradas da sua conta, que as vezes chega a ser um valor alto de anuidade. E se não tiver cartão, nada de faturas para pagar, nada de anuidade e o melhor nada de dor de cabeça.

Anote tudo que entra e sai, assim você controla sua vida financeira

Estar por dentro do que está sendo gasto é essencial, isso por que você fará o cálculo das suas despesas e ver a onde você está errando, e consequentemente reverter a situação da qual está a sua financeira.

Compras do mês só com uma listinha

Uma das coisas que tem tirado o sono de muitos brasileiros é o valor que suas compras têm ficado no supermercado. De fato, a alimentação tem estado lá nas alturas, mas isso não é desculpa para mesmo assim você não conseguir economizar. Ao ir no mercado tenha tudo anotado, e pegue o necessário para cobrir o mês. Ir sem uma lista fará com que você gaste mais e pior sem levar muita coisa necessária. E vale lembrar para não ir com fome, para não pensar com a barriga ao invés da cabeça.

Devagar e sempre

Pagar as contas é essencial, mantê-las em dia então nem se fale, é importante fazer de tudo para manter suas contas em dia. A dica é, antes de comprar milhares de coisa que não conseguirá pagar em dia, pense e decida qual é a prioridade, e então aos poucos você terá adquirido tudo o que precisa só que sem dever nada.

Seus gastos devem ser iguais ao seu salário

Certamente se você ganha X, não poderá gastar Y. Gastar proporcionalmente com o que ganha é mais do que seu dever, é sua obrigação. Principalmente se o que deseja é mudar sua vida financeira. O erro de muitas pessoas inadimplentes é gastar mais do que ganha, pois está claro que a mesma não vai conseguir manter seus gastos a mais, virando então um devedor.

Poupança existe para usar

Estipular um valor para guardar é essencial para você mudar de vida, isto por que você se sentira mais tranquilo sabendo que se precisar em alguma urgência você terá o dinheiro. Tire nem que seja 10% do seu ganho mensal e então você verá como daqui uns anos você terá um capital muito bom.

Nada de fazer pequenos gastos

Uber, pizza, uma coisinha da loja de 1,99, ou qualquer outro gasto por mais pequeno que pareça deve ser considerado. Supondo que você gaste uns R$10,00 por dia com algumas coisinhas deste tipo, em aproximadamente um mês serão 300 reais, em um ano serão 3.200 contando o mês com 30 dias. Com esse dinheiro você consegue comprar até um móvel novo na sua casa e sem parcelar. Então por que não guardar ao invés de gastar atoa.

É claro que se você deseja economizar, deve fazer alguns sacrifícios. Por isso não veja como um martírio e sim como uma pausa nos gastos exagerados. No decorrer do tempo você saberá conciliar o que deve ser pago e o quanto você pode tirar para se divertir.

Para ter uma vida tranquila requer uns certos preparos, tenho certeza que daqui um tempo seguindo essas dicas, você conseguirá viver bem e sem se preocupar pois estará habituado a gastar da maneira certa. Portanto não deixe de transformar sua vida financeira e mudar sua vida para melhor. Espero que o artigo tenha sido útil para você que deseja economizar e mudar sua vida financeira.

Dicas para trabalhar em casa com mais eficiência

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: