Você também tem sofrido na hora de lidar com dinheiro?

É quase que uma questão cultural no Brasil o povo não saber lidar com dinheiro, isso porque temos a péssima tendência de gastar aquilo que não podemos, e parcelar aquilo que nem estamos precisando, ou seja, somos ótimos consumidores que não conseguem nem sempre manter as contas em dia ou acaba o mês zerado.

Isso acontece por causa da nossa mania de estar sempre querendo consumir mais e mais, e é claro que se temos 100 não podemos gastar 200 e essa é uma regra básica na qual boa parte da população brasileira tem errado lindamente. Essas questões de não saber lidar com dinheiro é o que leva cerca de mais 63 milhões de pessoas a ficarem endividadas no Brasil, é um numero um tanto que assustador, tanto que frases como ‘’o dinheiro acabou antes do mês acabar’’ tem se tronado um bordão brasileiro.

O comportamento brasileiro com relação a dinheiro

O comportamento dos brasileiros em relação a dinheiro é um dos piores que se pode ter, isso porque para nós tudo se resolve com uma boa parcela e com um bom cartão de crédito. Acontece que muitas das vezes usamos um dinheiro que nem mesmo nos pertence e que temos que pagar depois, mas isso parece não surtir efeito nenhum na cabeça na hora de consumir e por esse motivo quando chega o próximo mês estamos pagando a fatura do cartão para poder usá-lo novamente.

Outra coisa que tendemos a nos perder em dividas é a compra desenfreada com coisas que nem vamos utilizar, isso porque simplesmente achamos importante ter. A falta de raciocinar e colocar tudo no papel é algo que tende a passar longe das vistas dos brasileiros, que tende a fazer tudo a olho; como as compras no mercado, as contas que devem ser pagas, o quanto vai sobrar e por aí vai.

Como lidar com essa situação

Entretanto é muito importante que a educação financeira seja vista como prioridade na vida de muitas pessoas, isso porque ela fara todo um diferencial na vida financeira. O problema é que no brasil ela não tem sido vista como prioridade e por esse motivo é que vemos dados alarmantes a respeito de endividados no país.

No entanto também é fundamental que as pessoas venham a estar se conscientizando sobre a necessidade de estar se controlando financeiramente, para que dessa forma possamos viver até mesmo em uma sociedade menos turbulenta em questões financeiras que tem deixado muitas pessoas de bom humor.

O dinheiro te trata como você trata ele

Portanto, é importante considerar que as nossas atitudes em relação ao dinheiro é o que faz toda a diferença em nossas vidas, um dos segredos dos milionários é isso, tratar o dinheiro com a importância que ele tem, pois se você não o valoriza, ele irá embora e você irá se perguntar o que fazer sem dinheiro? Portanto esteja ciente de como você tem tratado suas finanças e comece a mudar seus hábitos.

Orçamento para lidar com dinheiro

Portanto é importante que você tenha um orçamento geral de ganho e gasto, de forma que o seu dinheiro esteja todo sob controle seu. Além disso é importante fazer um orçamento para não ter surpresas na hora de pagar suas contas.

Planejamento para lidar com dinheiro

Contudo é de suma importância que você sempre se planeje para fazer as coisas na sua vida, assim como uma viajem por exemplo na qual você se programa para não esquecer de nada e muitas das vezes guardam dinheiro para gastar lá.

É importante estar se planejando antes de entrar em uma conta, por exemplo quer trocar a televisão, basta apenas se planejar um mês antes e guardar um pouco mais para que dessa forma o dinheiro não seja abruptamente retirado de sua conta e faça falta.

Economia para lidar com dinheiro

Portanto saber economizar é outro ponto importante para quem deseja economizar, isso porque é a partir daí que você verá sobras consideráveis do seu pagamento, pois tendemos a fazer gastos com tudo desde em lojinhas até desperdício de comida e, agua e luz.

Portanto está na hora de pôr a mão na consciência e começar a economizar e não deixe de estar se regrando um pouco mais, mas que assim você possa estar vivendo de maneira mais leve sem cobrança e sem dividas para ficar se preocupando.

Por fim não deixe de comentar e deixar suas sugestões para novos artigos, pois dessa é possível fazer com que o blog sempre cresça em conteúdo de qualidade.

Como ser proativo no trabalho? Veja algumas dicas

3 Comentários

  • […] Boletos… essa palavra que fica tão famosa em nossas vidas depois que passamos para a fase adulta. Querendo ou não em algum momento das nossas vidas como consumistas tendemos a dar aquela extrapolada, e em muitas vezes acabamos por dar aquelas atrasadinhas nos pagamentos dos nossos boletos e por isso é muito importante estar ciente de algumas mudanças que ocorreram na hora de pagar as contas atrasadas. Portanto conheça a nova regra para pagar boletos vencidos. […]

  • […] Portanto veja agora alguns sinais de que você possui o transtorno e comece a dar porquês as suas faltas de atenção ou compulsividade: […]

  • […] Leia também Você também tem sofrido na hora de lidar com dinheiro […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: