Retenção de líquido – saiba como tratar e quando procurar ajuda

Saiba como estar diminuindo bem a retenção de liquido e deixando o corpo ficar leve novamente, sem aquele inchaço que incomoda até mesmo na hora de vestir nossas roupas.

Sentir inchaço é algo muito comum entre todas as pessoas, e isso é facilmente visível no momento em que percebemos que nosso corpo está cheio de marcas, sejam as marcas das meias, sapatos, calça e até mesmo, certas blusas.

Esses são sintomas característicos da retenção de liquido, um drama comum na vida de muitas pessoas.

No entanto, o que muita gente não sabe é quais são as causas que levam uma pessoa ter retenção liquida, e que em algumas ocasiões pode ser algo bem sério este estado de inchaço.

O que é retenção de liquido?

A retenção de liquido é o aumento da reabsorção de agua e sal pelos rins, levando a um aumento relativo do volume sanguíneo circulante, que pode extravasar para os tecidos do corpo, causando então o inchaço.

Essa retenção de liquido pode acontecer de várias maneiras, desde a uma alimentação não saudável até quadros mais sérios de insuficiência cardíaca ou problemas circulatórios.

Na gravidez também é comum de se acontecer. Isso acontece devido ao aumento de um hormônio chamado de estradiol, que leva ao aumento de outros hormônios que aumentam a retenção de liquido e sal.

Como eliminar o inchaço da retenção de liquido?

Veja algumas dicas interessantes que podem contribuir muito com a diminuição da retenção de liquido no organismo.

Elevar os membros inferiores

Levantar os membros inferiores durante o dia para estar melhorando o retorno do sangue. Ajuda bastante na diminuição da retenção de liquido nas pernas.

Portanto, faça isso sempre que possível durante o dia no trabalho e no fim do dia também. 

Alimentos industrializados

Evite alimentos ricos em sódio, implicando ainda mais para consumos de alimentos industrializados como os biscoitos, molhos prontos, refrigerantes, enlatados em geral, entre muitos outros que abusam na quantidade de sal.

Reduzir o sal – Retenção de líquido

É muito importante diminuir a quantidade de sal no preparo de suas refeições, pois assim pode diminuir bem a retenção de líquidos no corpo.

Contudo, uma boa alternativa para inovar no tempero é utilizar temperos naturais e sempre ter uma medida correta para o sal no preparo de sua comida, não use sal a olho que você pode exagerar.

Drenagem linfática – Retenção de líquido

Ajuda bastante a diminuir o edema de membros, por esse motivo é que você pode estar investindo nessa alternativa interessante que pode estar contribuindo com o desaparecimento do inchaço de maneira relaxante.

Por fim, são basicamente movimentos que fazem o sistema linfático trabalhar de maneira mais acelerada, movendo os fluidos pelo corpo de forma eficaz.

Beba bastante água – Retenção de líquido

Comece a se hidratar com muita agua durante todo o dia. Para facilitar o consumo, tenha sempre perto de si uma garrafinha com agua, sentiu sede está na hora de se hidratar.

Portanto a ingestão de água é o que vai colaborar com a redução da retenção de liquido.

Pratique atividade física regularmente

Não é de hoje que você deve ter ouvido falar que exercícios físicos, são fundamentais para a saúde e certamente ajuda e muito a diminuição da retenção de líquidos.

Contudo, é importante que você escolha atividades que te dê prazer para que você não desanime em praticar as atividades físicas.

Alimentação saudável

A alimentação também é muito importante para a saúde, e sua irregularidade pode ser a principal causa da retenção de liquido.

Portanto, invista em cereais integrais (fontes de fibras), frutas como melancia e abacaxi, legumes e verduras como rúcula, pepino, alface, abobrinha e chuchu.

Chás – Retenção de líquidos

Apesar da água ser preferência, existem alguns chás que podem ajudar muito na hora de diminuir a retenção de liquido, pois em sua maioria possuem efeitos diuréticos em nosso organismo.

Contudo, os melhores para esse fim são o de hibisco, cavalinha e chá verde. É importante que os chás sejam apreciados sem adoçantes, ao contrário, pode levar ao aumento de peso.

Quando procurar um médico?

Portanto, veja o momento em que a orientação médica deve surgir em sua vida e que o estado da retenção de liquido pode ser sinal de alguma enfermidade;

  • Edema frequente
  • persistente
  • grave – a ponto de outras pessoas repararem
  • Rosto inchado – nota que o rosto tem amanhecido inchado e nas pálpebras.
  • Partes especificas inchadas
  • Aumento de peso inexplicável
  • Cansaço

Nestes casos é importante estar procurando o auxílio de um médico especializado, para investigar se o inchaço não se trata de um diagnóstico clinico mais sério.

Por fim não esqueça de se cuidar e deixar o inchaço bem longe.

Realizar atividades físicas pode te deixar rico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: