Celular: Uso aumenta os níveis de Glicemia

Entenda como os aparelhos eletrônicos podem estar te prejudicando antes de dormir e saiba como estar amenizando os efeitos causados pela luz azul emitida pelos aparelhos.

Provavelmente sua mãe já deve ter dito a você que o celular faz mal à vista e que vai te deixar com dores de cabeça.

De certa forma, os conselhos de mãe nunca falham e uma pesquisa norte americana pode comprovar isso.

Que utilizar o celular próximo ao horário de dormir não é das atitudes mais saudáveis do mundo isso todos já sabem.

No entanto, segundo alguns pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, aquelas luzes azuis emitidas por esses aparelhos funcionam como um desregulador endócrino, sendo capaz de desequilibrar a produção de insulina, hormônio que atua no controle do açúcar no sangue.

Contudo, segundo a pesquisa, nós devemos ser expostos a apenas 5 lux de luz durante a noite para que o ritmo circadiano, o responsável por controlar os níveis hormonais nos tecidos endócrinos, não venham a ser afetados.

Ainda de acordo com a pesquisa, um tablet, TV ou telefone celular, a um metro de distância do rosto, poderia emitir mais de 5 luxes de luz, com alguns atingindo até 40 luxes, ou seja, até 8x mais do que se é permitido.

Contudo, esse tipo de exposição é basicamente prejudicial, quando ocorre com uma hora de antecedência antes de dormirmos.

No entanto, deixamos ainda mais prejudicial quando basicamente dormirmos com o celular em mãos ou deixar de mexer nele minutos antes de dormir.

Diabetes do tipo 2 e o celular

Esse tipo de diabete acontece quando basicamente nosso organismo não consegue usar a insulina adequadamente, podendo produzir mais ou, menos insulina que o nosso organismo necessita para o controle na taxa de glicemia.

Segundo especialistas, os fatores de risco para o desenvolvimento de diabetes do tipo 2 são basicamente relacionados a histórico familiar, sedentarismo e excesso de peso.

Portanto, basicamente tudo que possa desregular a insulina pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de diabetes do tipo 2.

O que fazer para melhorar os efeitos?

Para diminuir relativamente esses danos, os pesquisadores recomendam algumas medidas a serem tomadas, como por exemplo; o uso de óculos de bloqueio de luz azul, facilmente encontrado para vender na internet.

O uso desse acessório em frente aos computadores, smartphones, tablets e TV pode ajudar consideravelmente, na redução e no efeito negativo da luz noturna no ritmo circadiano do corpo.

Dicas importantes para usar o celular sem prejudicar a saúde

Contudo, uma boa maneira de amenizar alguns problemas com a glicemia, como sugere os pesquisadores a respeito do uso do celular, é manter o corpo saudável.

Portanto, veja algumas dicas para melhorar sua saúde:

Boa alimentação

É muito importante para a nossa saúde ter uma boa alimentação, rica em nutrientes, como por exemplo as vitaminas e minerais, fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo.

Invista em frutas, legumes e verduras em seu cardápio e receba todos os benefícios em seu corpo.

Atividade físicas

As atividades físicas são um complemento em tanto para melhor nosso condicionamento físico, além disso nos mantem longe do sedentarismo que mata mais de 5 milhões de pessoas no ano.

Portanto, não deixe de praticar as atividades físicas corretamente.

Boas noites de sono e menos celular

Ter o sono regulado também é uma ótima maneira de cuidar da saúde e por esse motivo é que você deve estar aproveitando para se regrar quando o assunto for dormir.

Você pode estar deixando de mexer no celular algumas horas antes de deitar, o melhor mesmo é que fique longe de lux que pode prejudicar nossa saúde.

Por fim, não deixe de cuidar da sua saúde, principalmente quando sabemos quando ficar em aparelhos eletrônicos nos faz mal à saúde quando usados de maneira equivocada. Contudo, Você sabia que dormir demais faz mal?

Detox de cenoura e seus benefícios para a saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: