Gatos com hábitos de sair sozinho: saiba como agir!

Saiba como lidar com o bichano que adora sair sozinho com algumas dicas importantes que você precisa saber. Gatos com hábitos de sair sozinho: saiba como agir!

O seu gatinho tem costume de sair sozinho? Se a resposta for sim, saiba como estar lidando com essa situação de modo que seu gatinho continue feliz da vida.

Portanto, segue comigo e veja como estar cuidando do seu pet e evitando que ele se meta em confusões.

É muito comum que muitos donos de gatos permitam que seus gatinhos saiam de casa, isso porque ainda se há a crença de que eles são totalmente capazes de voltar para casa sozinhos sempre que saem. Isso pode ser até uma meia verdade, no entanto o que eles fazem fora de casa?

O perigo de gatos saírem sozinhos na rua

Existem diversos perigos a respeito do pet querer sair sozinho. Isso porque quando estão soltos por aí estão correndo diversos riscos que a rua oferece e é claro, não estaremos por perto para conseguir protege-los, por esse motivo é importante tomar alguns cuidados. Mas antes, veja aos quais perigos ele se arrisca andando por aí:

Atropelamentos – Gatos com hábitos de sair

Se o seu pet se arrisca pelas ruas, pode acontecer de que ele se assuste em algum momento e acabe dando de frente com algum carro ou moto.

Gatos na maioria das vezes são cautelosos mas podem se sentir acuados em determinadas situações, o que torna perigoso sua saída nas ruas.

Envenenamentos

Muitas pessoas mal-intencionadas costumam dar veneno para os pets, portanto é muito importante manter seu pet sempre alimentado com ração! Isso porque ao dar de frente com algum pedaço de carne ele provavelmente não sentirá interesse.

Lembre-se de deixar seu pet adestrado a não roubar coisas, para a própria segurança dele.

Brigas – Gatos com hábitos de sair

Sim, o seu gato pode arrumar muitas brigas, sejam com outros gatos ou até mesmo cães que não se dão muito bem com gatos.

Mais um motivo que torna esse habito de sair sozinho um grande risco para a segurança do pet.

Por esse motivo é importante castrar o pet, pois essas brigas podem acontecer por causa de irem atrás de gatas no cio.

Adquirir doenças

Muitos outros pets vivem em situação de rua, infelizmente, e muitos desses pets estão totalmente expostos a doenças contagiosas que podem acabam passando para o seu gatinho.

Portanto, é muito importante mantê-lo sempre com suas vacinas em ordem, vermifugados e sempre dando uma passada no veterinário periodicamente.

Roubo – Gatos com hábitos de sair

Tem o fator de que seu pet pode ser facilmente roubado se ele for muito bonito, ou, não precisa nem ser roubado, mas confundido com um gato que pode ter sido abandonado.

Neste caso é muito importante manter uma coleira de identificação para que saibam que ele tem dono e que em caso de sumir o seu número estará lá para qualquer informação.

Como diminuir o estresse do gato durante os passeios

Seu gato pode não querer sair acompanhado, e por esse motivo é que passeios com você podem não ser os mais divertidos para ele, por esse motivo é importante fazer os passeios da maneira correta, veja as dicas:

Coleira

Seu gato provavelmente não terá a mesma adaptação que o cachorro possui com a coleira, por esse motivo é que a coleira deve ser uma própria para gatos e o trabalho árduo em adaptação.

É importante começar com passeios na coleira dentro de casa, depois de um certo costume com a coleira os passeios podem começar a sair para fora da casa. Lembre-se sempre de perceber as reações do felino.

Como proteger os gatos de perigos das ruas

Lembre-se de manter sua saúde em dias, com vacinas, vermífugos e presença no veterinário, além de cuidar da higiene do seu pet também. Evite cortar as unhas se ele costuma sair por aí, afinal essa é maior arma que ele possui.

Por fim essas foram as dicas para que seu gatinho fique protegido, ou, pelo menos um pouco das ruas. Em caso de dúvidas deixe nos comentários que em breve estarei respondendo.

Veja também: beijar meus pets pode me trazer doenças?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: