Dúvidas frequentes de que está com o nome sujo?

Nos dias de hoje é muito comum ver pessoas que estão com nome sujo, sendo então que o nome da pessoa em questão está restrito para muitas coisas, como utilizar cartão de crédito, ou até mesmo em abrir contas em loja, e isso por conta de pagamentos que não foram efetuados e que levaram essa pessoa a ficar inadimplente no mercado. Portanto veja agora dúvidas frequentes de quem está com o nome sujo.

Muitas dessas pessoas tem ficado coberto de dúvidas a respeito de seus direitos e de quais direitos perdeu com a restrição em seu nome, portanto fique de olho e descubra algumas dúvidas que você pode estar tendo em relação, a o que tanto você perdeu o direito ao estar inadimplente. Acompanhe comigo logo abaixo:

Posso ser impedido de tirar o passaporte por estar com o nome sujo

A pessoa inadimplente pode sim fazer seu passaporte, não há nenhuma regra que diga que não é possível. Outra coisa é sobre o visto, o consumidor pode estar conseguindo sim, independentemente de seu nome estar sujo na praça. Portanto você pode estar sim fazendo seu passaporte tranquilo.

Quanto tempo fica nome ‘’sujo’’

Você sabia que há um prazo para o seu ficar sujo? Pois é o tempo máximo é de 5 anos para que seu CPF fique negativado e seja tirado dos órgãos de proteção de crédito. No entanto todas as vezes que você faz acordos para limpar o seu nome, os 5 anos vão se renovando, e outra coisa importante, estar com o nome limpo novamente não quer dizer que seu nome será aceito no mercado, isso porque você ainda estará com o score baixo.

Contudo, apesar do nome estar limpo depois de 5 anos não quer dizer que a empresa não possa entrar na justiça para receber o que lhe devem. Por esse motivo é que muito importante estar saldando suas dividas o quanto antes e de preferência sem deixar caducar.

Posso me matricular em uma instituição de ensino com o nome sujo?

É possível sim que haja negativação por parte de algumas instituições e por esse motivo o aluno pode ser recusado a fazer a renovação da matricula. Portanto é importante saber que as faculdades podem sim fechar a matriculo por inadimplência do aluno.

É importante salientar que de maneira nenhuma o inadimplente pode ser levado a ter algum constrangimento por parte das instituições, portanto se algo assim vir a acontecer, trate de procurar seus direitos.

Crédito não aprovado

O banco também pode negar quaisquer pedidos de crédito de uma pessoa inadimplente. Entretanto o crédito pode ser negado mesmo quando venceram os 5 anos caducou as dívidas e o nome voltou a ficar limpo. Isso porque eles irão fazer uma análise em seu score e é bem provável que esteja baixo, portanto você pode ser sim recusado.

Descontar

Uma dúvida que está muito presente na cabeça das pessoas que estão com nome sujo é o fato de que se o banco pode descontar a dívida automaticamente de sua conta.

De fato, isso é possível sim, porém somente mediante a um contrato assinado que comprova que o banco pode estar fazendo essa ação. Mas não se desespere, o banco tem um valor estipulado para descontar de sua conta, que é algo referente a 30% da conta corrente.

Além disso é importante lembrar, que se o consumidor se sentir lesado pelo banco, com retiradas indevidas de sua conta, o consumidor pode estar recorrendo à justiça e reajustando um valor que possa ser retirado.

Vagas de emprego

Outra dúvida frequente é se a pessoa que está com o nome sujo pode estar sendo proibida de conseguir uma vaga de emprego. Essa dúvida pode ser respondida com é mentira! A pessoa pode sim ser escolhida apenas com seu perfil curricular e não propriamente que ela pode perder a chance de ser contratada.

Contudo é claro que isso fica a critério da empresa contratante, no entanto é raro ser feito alguma distinção por parte da empresa, pois ela não estará vendendo nada para a pessoa que está com o nome sujo e por esse motivo não costuma ser algo que afete na hora de contratar

Posso ser proibido de fazer um concurso público por estar com o nome sujo?

Não. Um candidato não pode ser eliminado por estar com o nome negativado, e diferente das empresas privadas que podem decidir se contratam ou não os concursos podem ser feitos por qualquer um que deseja assim faze-lo.

No entanto a única exceção que pode levar um candidato a ser desclassificado em um concurso público por causa da inadimplência é os concursos destinados a trabalhos em bancos, como por exemplo em cargos do Banco Central, na Casa da Moeda ou no BNDS.

Contudo essas foram algumas dúvidas que os negativados podem estar tendo, no entanto é bom estar sempre se informando antes de planejar qualquer coisa, pois em algumas situações estar com o nome sujo pode fazer ou não diferença em algum ato seu. Portanto esteja sempre perguntando sobre o que fazer ou não e se pode ou não fazer tal coisa com o nome sujo.

Por fim não deixe de comentar o post com suas sugestões para novos artigos e também suas dúvidas caso possua em relação a estar com o nome sujo, pois assim que possível estarei respondendo.

Saiba agora os riscos de emprestar o seu nome

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: