Dicas para estar organizando suas finanças pessoais

Se você é o tipo de pessoa que não costuma ser organizado com suas finanças pessoais, não deixe de acompanhar todas as dicas que separei para você, pois, quando se trata de dinheiro é importante estarmos atentos para que dessa forma consigamos trabalhar com o que temos em mãos e ver grandes retornos em nossa vida financeira. Leia, portanto, as dicas para organizar suas finanças pessoais.

Não ter controle com o nosso dinheiro é o mesmo que não ter controle com a nossa própria vida, portanto é importante que sejamos preparados para levar com seriedade a nossa saúde financeira, seguindo algumas dicas, que, apesar de bastante simples são fundamentais para se obter uma vida financeira tranquila utilizando os recursos que tem em mãos.

Primeiramente é importante que tenha em mente que muita coisa tem que mudar em sua vida, como por exemplo parar com certos hábitos que não fazem bem para sua saúde financeira. E que para ter controle são necessárias algumas tarefas extras no seu dia-a-dia, portanto segue comigo para as dicas:

Anotar tudo o que for gasto

Uma agenda é fundamental para você, ou se você consegue trabalha com planilhas também pode ser bem útil. O importante é estar anotando tudo para que dessa forma você saiba onde foram gastos cada centavo do seu dinheiro.

Contudo para que isso ocorra é necessário anotar tudo, exatamente tudo o que você gasta, seja um café um doce, tanto faz, apenas anote. Pode parecer bobo anotar uma compra de 2,00 reais, as se esse mesmo valor for gasto todos os dias pode ser sim um valor a ser considerado.

Calcular tudo antes de gastar

Antes de sair por aí com seu dinheiro, um dia antes com calma é necessário que você esteja fazendo o cálculo de todas as suas contas, faça uso de aplicativos para melhorar o empenho na hora do cálculo. Para evitar que fique calculando tudo rápido e muitas vezes calculando tudo errado é necessário que você esteja com um papel anotado com tudo o que tem que pagar, como por exemplo suas contas do mês, compras com supermercado e algumas contas extras. Com base naquilo que você tem anotado é possível saber o quanto vai te sobrar para o fim do mês.

Ir as compras abastecido

Nunca deixe para ir ao mercado com fome, isso pode ser um grande vilão de quem deseja economizar. Quando estamos com fome, tudo o que olhamos parece fazer falta em nossa casa, por exemplo; um pedaço de goiabada, que muitas das vezes você nem gosta tanto, mas com a fome você já imagina que ela fica boa em tal doce. Quando estamos com fome tendemos a pensar com a barriga e não com a cabeça, portanto, ao sair para as compras, coma alguma coisa.

Vontade x necessidade, analise e evite despesas desnecessárias em suas finanças pessoais

Uma dica muito importante para uma boa saúde financeira, é sem dúvidas saber diferenciar suas necessidades de suas vontades. Tenha sempre isso em mente e se pergunte ‘’é necessário? ’’ Uma bolsa nova é necessária quando já tenho outras? É obvio que não, isso é apenas uma vontade, agora ainda pensando em uma bolsa, ela é necessária se a sua já não está tão boa aí nesse caso é liberado.

Dinheiro não é capim

Dinheiro não cresce como capim, portanto saiba utiliza-lo da forma correta, gastar sem pensar no amanhã pode ser uma grande dor de cabeça futura. Isso porque o dinheiro gasto a mais do que estamos podendo, fará falta depois.

Empenho em suas finanças pessoais

É importante que você esteja empenhado em querer fazer acontecer, portanto se pretende economizar por um tempo o seu dinheiro, é necessário que você tenha força de vontade pois em determinado momento você irá querer gastar e é necessário que você tenha foco e objetivo para tornar possível a economia.

Meta para suas finanças pessoais

Tenha meta definidas, como por exemplo querer economizar para fazer uma viajem ou comprar um móvel novo. O fato de você ter metas definidas será fundamental para você estar realizando sua economia de maneira efetiva, isso porque você estará entusiasmado para guardar ainda mais o seu dinheiro, portanto comece a fazer planos e foque em alcançar eles, você verá como não é impossível e que você consegue realizar o que quer.

Portanto as dicas para organizar suas finanças pessoais foram essas, no entanto é importante que você tenha determinação para criar tempo para revisar e analisar suas contas, pois mesmo que você tenha que sair do comodismo para ter uma boa saúde financeira, a economia que terá e a volta do azul em sua vida, valerá a pena todo o esforço.

Não deixe de comentar, deixar sua opinião e sugestões para novos artigos pois a sua partição é fundamental para o crescimento do blog.

Descubra os benefícios de ser MEI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: