Ansiedade: maneiras de ajudar uma pessoa ansiosa

A ansiedade tem tomado muito espaço na vida das pessoas e por esse motivo é que se tornou fundamental entender e saber como ajudar uma pessoa ansiosa. Venha comigo e saiba como lidar corretamente com a ansiedade.

Muitas pessoas nos dias de hoje, devido a inúmeros fatores tem se tornado vítimas da ansiedade, seja devido a cobranças no trabalho, falta de emprego, rotina agitada, entre diversos outros motivos que tem levado uma pessoa a desenvolver esse distúrbio.

No entanto, muitas vezes, mesmo que inconscientemente acabamos por piorar ainda mais o estado de ansiedade de uma pessoa, as vezes por comentários inapropriados, falta de atenção merecida, conselho mal pensado, enfim dentre outras coisas que podemos fazer e deixar uma pessoa ainda mais ansiosa.

Para que isso não aconteça é essencial termos em mente a importância que ‘’o saber lidar’’ pode ajudar muito uma pessoa nesse estado de ansiedade, portanto, segue comigo e veja algumas dicas abaixo:

Dicas para lidar com uma pessoa ansiosa

Não demore para responder mensagens

Pessoas ansiosas tendem a se corroer demais durante a espera de respostas e o mesmo funciona com mensagens.

Não que você deva estar disponível 24h, mas importante não ignorar e ser o mais breve possível nas respostas.

Seja paciente – Ansiedade

Coisas simples do dia-a-dia como pedir uma pizza ou até mesmo pedir uma informação na rua pode um gatilho para crises de ansiedade em uma pessoa.

Portanto, estar presente tornando aquilo algo descontraído ou até mesmo fazer isso pela pessoa, pode ser uma ótima maneira de ajudar.

Seja sempre objetivo

Deixe de falar em tom de pergunta e comece a falar de maneira concreta, por exemplo: ‘’vamos sair para jantar sábado? ’’ Ao invés disso, diga: ‘’sábado vamos jantar no seu restaurante favorito’’.

Para uma pessoa ansiosa é importante ser objetivo e concreto em suas ações e palavras.

Saiba escutar – Ansiedade

Fundamental não somente para ansiosos, como para todas as pessoas no geral. É muito importante estar atento a tudo o que uma pessoa tem a dizer, portanto, mostre interesse e não fique tentando falar mais que a pessoa.

Pergunte discretamente sobre o que fazer

Se você já possui uma certa intimidade com a pessoa, você pode estar perguntando como deve agir, antes mesmo que ela tenha uma crise. É claro que você deve estar fazendo esse tipo de pergunta em um momento apropriado, em que ela cita o assunto ou de descontração.

Não faça suspense desnecessário – Ansiedade

Jamais diga ‘’eu preciso falar com você’’ e depois sumir por horas. Se possível procure dizer tudo de maneira rápida, sem suspenses à toa que podem se transformar em uma crise de ansiedade para uma pessoa.

Não cobre mudanças imediatas

Da mesma forma que a depressão demora para desaparecer da vida de uma pessoa, com a ansiedade acontece a mesma coisa. Portanto, não cobre por mudanças imediatas e tenha paciência neste tempo de melhora.

Convide para algo relaxante – Ansiedade

Fazer uma maratona de séries na Netflix, cozinhar, sair para caminhar ou até mesmo em um passeio interessante podem ser boas maneiras de deixar uma pessoa menos ansiosa. Portanto, seja você quem convida para um programa diferente da rotina.

Cuidado para não ser afetado

Se você também é ansioso ou possui tendências para ser uma pessoa ansiosa, é importante que você saiba cuidar de si mesmo antes de tudo.

Se você por exemplo também sofre com esse distúrbio, é bem provável que você fique ansioso junto com a pessoa e por esse motivo pode ser que você não seja de grande ajuda.

Portanto não se deixe levar pelas crises de ansiedade de outra pessoa. Aproveite para ler Mal humor e fome, tem relação?

Celular: Uso aumenta os níveis de Glicemia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: