Jaca: Conheça os benefícios para a saúde

Saiba quais são os benefícios dessa fruta tão exótica e que possui um sabor inconfundível. Jaca: Conheça os benefícios para a saúde.

A jaca é um fruto da jaqueira, uma arvore tropical trazida da Índia para o Brasil em meados do século XVIII.

Essa arvore pode chegar a incríveis 20 metros e seu tronco a mais de 1 metro de diâmetro.

Essa arvore é cultivada em toda região pertencente a Amazônia e também em toda costa tropical brasileira, sendo do Pará ao Rio de Janeiro.

A jaca nasce nos galhos e tronco da jaqueira, sendo uma fruta formada por gomos e cada possui uma grande semente, os gomos são formados por uma polpa cremosa.

No Brasil, as mais cultivadas são: jaca-dura, jaca-mole, jaca-manteiga.

O fruto da jaqueira pode chegar até 15 Kg, e é uma fruta muito rica em nutrientes, além de também poder ser consumida de diversas maneiras; como por exemplo em geleias, sucos, doces e até mesmo em alguns pratos salgados.

Propriedades da jaca

Veja agora algumas propriedades que a jaca possui e que são fundamentais para a nossa saúde, e entenda o poder nutricional que ela possui.

Rica em antioxidantes

O consumo da fruta regularmente ou sempre que possível, pode ajudar e muito a prevenir os radicais livres, fazendo com que seu organismo fique prevenido de muitas doenças crônicas a qual os radicais livres estão relacionados.

Além disso os antioxidantes são responsáveis por retardar o envelhecimento precoce das células, proporcionando ainda uma pele bonita e saudável. 

A jaca combate a pressão alta

Devido a fruta ser rica em potássio, a já também proporciona diversos problemas cardiovasculares, como por exemplo o derrame e o ataque cardíaco, além de diminuir a pressão arterial.

Seu consumo constante também auxilia na queda de níveis de sódio no sangue.

Para quem sofre com problemas relacionados a pressão alta.

Fonte de fibras

O consumo regular da jaca, está fortemente ligado ao combate de ulceras e muitos outros transtornos digestivos.

Isso porque a jaca é muito rica em fibras o que ajuda e muito no trabalho da flora intestinal corretamente, ajudando o corpo a prevenir constipações e ajudando na digestão.

A jaca deixa os ossos saudáveis

A fruta também possui um alto teor em cálcio, essa fruta está fortemente ligada ao combate do envelhecimento celular e à perda da massa muscular.

A jaca ajuda a promover ossos saudáveis e muito resistentes, o que ajuda a prevenir o surgimento de osteoporose (doença que se dá devido ao enfraquecimento dos ossos).

Previne a anemia

Além disso tudo, a jaca possui muitos nutrientes que são fundamentais para o nosso organismo. Outro dele é a vitamina C, uma vitamina essencial para ajudar na absorção de ferro no organismo, mineral essencial para a prevenção de anemia. 

Afinal a anemia ocorre devido a deficiência de ferro no organismo.

Aumenta a energia

Para os dias de preguiça, certamente, é muito importante ter essa fruta em casa, isso porque a jaca é rica em açucares como por exemplo a frutose, por esse motivo ela atribui ao seu corpo mais açúcar para serem transformados em energia para estar realizando suas tarefas diárias.

Aumenta a imunidade

Devido ao seu alto teor em vitaminas e minerais, o consumo da fruta favorece e muito o nosso sistema imunológico, o qual trabalha para nos manter livres de diversas doenças.

Portanto o consumo é muito recomendado a pessoas que possui a imunidade baixa.

Por fim, esses foram os benefícios da jaca para a saúde e por esse motivo é que a fruta tem que fazer parte da sua rotina, cada vez mais.

Portanto, não deixe de pesquisar as inúmeras receitas deliciosas feita de jaca.

Conheça agora detox de cenoura e seus benefícios para a saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: