Benefícios de ser MEI

Se tornar um MEI (Microempreendedor Individual) sem dúvidas é por causa de dois motivos: largar o emprego de carteira assinada e empreender sozinho ou regularizar uma empresa já existente. No entanto a pergunta que todos que pensam em se tornar MEI é; realmente vale a pena ser MEI hoje em dia?

Contudo, pensando em você eu decidi listar alguns benefícios de se tornar MEI no Brasil, portanto me acompanhe e descubra quais são os benefícios que você pode estar conseguindo ao se tornar MEI.

MEI no Brasil

Pode parecer estranho, mas a metade da população brasileira trabalha de forma informal no país, ou seja, mais da metade da população trabalha como autônomo ou empresário de forma informal hoje em dia, e isso movimenta o país todo em todos os segmentos. Por esse motivo é importante conhecer o MEI e formalizar sua profissão.

Entretanto, muitas pessoas também têm optado por fazer o MEI ao tentar trabalhar de modo independente, sendo uma forma de driblar o desemprego que tem assolado o país nos últimos anos. Por esse motivo as pessoas estão fortemente procurando uma maneira de preparar a sua aposentadoria para se garantir na velhice.

Segundo dados sobre o MEI no Brasil são mais de 7,7 milhões de microempreendedores em todo o país que já estão formalizados, entre eles estão pintores, artesoes, manicures, cabelereiros, entre outros que estão trabalhando por conta em meio a essa crise econômica.

Razões para se tornar MEI

Veja agora os motivos do porque você deve se tornar MEI, e se formalizando em sua profissão, estando assegurados dentro da lei e exercendo seus negócios de maneira ainda lucrativa.

Recolhimento de tributos simples

O microempreendedor individual por estar sendo enquadrado no Simples Nacional tem o benefício de recolher apenas uma única guia de todos os tributos que necessita. Isso para o MEI significa um valor fixo mensal que não é alto, utilizando apenas uma única guia como por exemplo o DAS, que é o Documento de Arrecadação do Simples Nacional.

Portanto quando há o pagamento do DAS, o MEI irá recolher o tributo do INSS (instituto nacional do seguro social) e o ICMS, entre outros impostos. O valor de tudo isso não fica tão alto não ultrapassando de R$60 mensais.

Acesso a todos os benefícios de ser MEI previdenciários

Outro motivo para se ter o MEI é o fato de que ele tem relação com benefícios previdenciários. Portanto sendo somente possível por você pagar mensalmente até o 20 do mês subsequente, a sua guia de documento de arrecadação do simples, DAS.

Neste caso é concedido ao MEI e aos familiares o auxílio doença, aposentadoria por idade e o salário maternidade, há somente uma carência de 12 meses no caso de auxilio maternidade.

Emitir nota fiscal – Benefícios de ser MEI

Mais uma vantagem de ser MEI é que é possível estar emitindo nota fiscal, além de dar um ar de seriedade para a empresa ainda você estará dentro da lei, poderá também estar prestando serviço para setores públicos e até mesmo grandes empresas, já que nesses casos as notas são fundamentais.

Apoio do Sebrae

Contudo o apoio técnico do Sebrae também é uma grande vantagem, pois nem tudo o que é necessário para o empreendedor aprender ele consegue, portanto, esse suporte é muito importante, principalmente para que ainda está no começo. As dicas variam desde aconselhamento, eficiência da empresa, contabilidade e administração de empresa, por exemplo.

Obter crédito – Benefícios de ser MEI

Facilita até mesmo na hora de obter apoio do banco, pois muitas instituições financeiras possuem linha de crédito para microempreendedores individuais, sendo principalmente com bancos públicos com redução de tarifas e taxas de juros proporcionais.

Por fim esses foram os benefícios de se estar se tornando MEI e por esse motivo não deixe de colocar a sua empresa para que dessa forma você possa estar tranquilo e dentro da legalidade. Contudo, não deixe de comentar o post e deixar sugestões para que dessa forma o blog possa estar sempre crescendo em conteúdo de qualidade.

Confira agora, cartão de crédito Americanas todos os benefícios!

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: