5 dicas para não se endividar!

Economizar não é somente ganhar o dinheiro e esquecer, existem vários fatores que fazem uma pessoa ter sucesso em suas economias, tomar cuidado para não se endividar é uma delas!

Existem mudanças internas e externas que você deve fazer para ter sucesso em sua situação financeira.

Na sociedade existem milhares de personalidades, porém, se você quer ser uma pessoa melhor, quer ter uma evolução pessoal, financeira e não entrar em dividas, jamais se esqueça dessas 5 coisas!

1º – Não se esqueça do foco!

Ter um foco é essencial, se você colocou em suas metas que o foco é conquistar suas coisas sem se endividar, você deve seguir o planejamento!

O que geralmente acontece é que a maioria das pessoas infelizmente não fazem um planejamento logo no começo do ano, com seus objetivos principais para conquistarem suas coisas!

Entretanto, o endividamento pode gerar muitos problemas, externos e internos, podem desenvolver distúrbios psicológicos como ansiedade e depressão, e exteriormente dependendo da dívida, podem perder suas casas, carros e seus bens materiais!

Por esse motivo é tão importante manter o foco em economizar, e não querer se endividar por nada!

2º – Não gaste mais do que você ganha para não se endividar

Uma das causas do endividamento é a pessoa querer gastar mais do que se ganha, isso é um grande problema, porque chegará um ponto em que ela trabalhará para pagar somente suas contas, e não irá usufruir de seu salário!

Dessa forma, além de gerar um grande transtorno, irá gerar noites mal dormidas, angustias e muitas preocupações!

Porém, na vida tudo se resolve, tudo dá para se resolver, mas, evitar é o melhor caminho! Se seu salário for alto, tome mais cuidado ainda, pois, as chances de as dívidas também serem bem maiores são gigantes!

3º – Não faça o uso do cartão de forma descontrolada

O cartão de crédito é uma das ferramentas que mais faz as pessoas ficarem com dívidas, ele é um dos principais vilões do endividamento!

Os endividamentos acontecem devido a sua invisibilidade de comprar as coisas, você simplesmente passa o cartão e não “enxerga” o dinheiro!

Quando você menos espera, seu cartão já está sem limites, sua fatura alta e as preocupações começam a surgir!

Sendo assim, opte pelo dinheiro vivo, quando for sair, procure usar o antigo e famoso “dinheiro”, ele é a mais eficiente ferramenta! Portanto, leve só o que for necessário também, não esbanje dinheiro, ao sair, separe somente o dinheiro que você sabe que não terá problemas futuros!

Só se vive uma vez

Só se vive uma vez é uma frase perigosa, nessa frase você é influenciado a gastar sem pensar duas vezes, principalmente se estiver com o cartão!

Um exemplo é você estar na balada, em uma loja, em qualquer lugar que as coisas sejam tentadoras, e uma pessoa lhe disser “compre, só se vive uma vez”, não caia mais nessa!

Só se vive uma vez, mas, também só se morre uma vez! Portanto, o amanhã sempre chegará independe do sim e do não da vida, porém, tente se manter sempre no verde!

4º – Evite parcelas altas e de longo prazo para não se endividar

As parcelas altas e de longo prazo podem ser um grande perigo, até porque nós devemos pensar que nosso trabalho pode ser incerto, pelo simples fato da economia oscilar tanto, não tanto pela sua forma de trabalhar, mas, pela economia mesmo!

Anos atrás tivemos aquele caos das empresas terem que dispensar vários funcionários por conta da crise financeira!

Por esse motivo é importante você ter bastante cautela para que não tenha preocupações futuras, dessa forma, se você fizer parcelas de curto prazo com um dinheiro mais alto é melhor, mas, o indicado mesmo é economizar e pagar todos e qualquer produto a vista!

5º – Não dê seu nome para ninguém!

Esse é um grande erro, um erro que é normal ver as pessoas fazendo e se endividando, quando a gente dá nosso nome a alguém, estamos sujeitos a qualquer tipo de ligação em nossa casa!

Além de acontecer de você sujar o nome por um motivo que não é seu, você simplesmente também acaba perdendo a confiança nessa pessoa, mesmo que seja uma pessoa bem próxima!

Um motivo para você não emprestar o nome é o simples fato de que a pessoa que está endividado, logo, já pensa em você porque sabe que você é correto em suas contas, e se ela não conseguir pagar irá sujar seu nome e você conseguirá quitar!

Não dá para saber quais são as reais intenções, as pessoas geralmente acabam se decepcionando por darem seus nomes as outras pessoas!

dicas excelentes de como economizar todo mês!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: