10 tipos de fobias mais conhecidas

As fobias são distúrbios emocionais que uma pessoa possui devido a uma certa coisa ou situação, como por exemplo ter pavor de aranhas ou até mesmo de ficar trancado em lugares fechados. Tais situações podem deixar a pessoa em estado de choque e até causar algumas reações adversas, portanto não deixe de acompanhar e ver o que isso pode causar a uma pessoa:

Reações derivadas de fobias

  • Boca seca
  • Taquicardia
  • Ataques de pânico
  • Sudorese
  • Ansiedade
  • Tremores
  • Sentimento de incapacidade

Em casos mais graves a pessoa pode ser levada a um isolamento social, depressão, dependência química, transtorno de ansiedade e depressão, portanto, continue nesse artigo e veja quais tipos de fobias são os mais comuns:

Os 10 tipos de fobias mais conhecidas

Existem vários tipos de fobias e não se sabe um número exato de quantos tipos ao todo já foram catalogados, no entanto, é possível saber quais são as mais conhecidas devido ao fato de muitas pessoas possuírem, segue abaixo:

Aracnofobia|Fobias

Um pequeno inseto como a aranha pode causar um pânico terrível nas pessoas que possuem essa fobia, entretanto, o medo de que o inseto a pique ou encoste nela, pode fazer com que a pessoa tenha uma crise de pânico ou até mesmo se descontrole. Contudo, uma das causas para essa fobia pode ter relação com algum evento traumático sofrido pela pessoa ou somente dela ter observado ter acontecido com alguém.

Claustrofobia

Essa sem dúvida é a fobia mais conhecida, pois, é um pavor de ficar em lugares fechados, ainda mais, lugares como elevadores e aviões podem ser um tormento e até mesmo um pesadelo para as pessoas que possuem essa fobia, bem como o medo de ficar em lugares fechados pode acarretar em falta de ar, tremores e ataques de pânicos.

Zoofobia

Assim como existe a fobia de aranhas, tem também a fobia de animais em geral, o medo pode ocorrer por causa de uma cobra ou de simplesmente um gatinho filhote e inofensivo. Afinal, as pessoas que possuem esse tipo de medo, entra em pânico quando vê qualquer tipo de animal em sua frente.

Nictofobia

É comum, quando somos crianças, nós sentirmos medo de escuro, no entanto com o passar do tempo e vamos amadurecendo o medo excessivo do escuro vai se dissipando. dessa forma, o medo pode acarretar em ansiedade, tremores, palpitações entre outras coisas. Contudo, muitas crianças necessitam dormir de luz acessa para conseguir relaxar.

Acrofobia| Fobias

Medo de altura também é muito comum entre as pessoas, dessa forma, diferente mesmo é quem não possui o medo de altura e se arrisca naqueles esportes radicais que colocam riscos a própria vida.

Glossofobia

É uma fobia que tem como característica sentir o medo de falar em público. Para muitos isso pode ser um medo normal, no entanto é mais fácil de relaxarmos quando estamos a um determinado tempo falando em público, para as pessoas que tem a fobia o medo é constante e a incapacita de fazer apresentações simples até mesmo para a escola.

Aerofobia

É comum ver pessoas em pânico ao entrar em um avião, ou rezando a viajem toda para que nada ocorra. O medo consiste em achar que o avião vai cair ou algo do tipo, e isso incapacita de fazer viagens e até mesmo de entrar em um avião.

Tanatofobia

Ter medo da morte é algo comum para qualquer pessoa, no entanto para uma pessoa que sofre com esse tipo de fobia, qualquer assunto relacionado a morte como por exemplo, doenças terminais, caixão, cemitério e velórios pode apavorar de forma terrível uma pessoa com tanatofobia.

Hematofobia

Você já conheceu alguém com medo de sangue? Uma pessoa com hematofobia surta ao ver quantidade mínimas de sangue, se presenciar um acidente então é possível que ela até mesmo desmaie de nervoso. É bastante comum ver pessoas com esse pavor excessivo de sangue, normalmente as mesmas desviam os olhos, ficam tremulas e desconfortáveis com a presença do sangue.

Agorafobia | Fobias

Ficar em ambientes lotados pode ser um motivo de surto para uma pessoa com esse tipo de fobia, uma simples palestra ou shows, são passeios proibidos para esses tipos de pessoas. A fobia pode acarretar diversos sintomas, como por exemplo nervosismo, sudorese e palpitações.

Outros tipos de fobias não tão convencionais

Existem outros tipos de fobias, que podem não ser tão convencionais, mas que existem, como por exemplo:  

  • Tripofobia – fobia de diversos buracos reunidos
  • Coulrfobia – medo de palhaços
  • Hidrofobia – pavor de agua
  • Heliofobia – medo do sol
  • Afefobia – pessoas que não gostam de ser tocadas
  • Eclesiofobia – fobia de ir na igreja

Normalmente os tratamentos podem ocorrer com ajuda de um profissional, um psicólogo para ser exata. O tratamento pode ocorrer de várias maneiras como por exemplo enfrentando o medo de frente ou até mesmo com sessões de hipnose, para descobrir a origem do problema, por exemplo.

Se gostou do artigo e se identificou com algumas dessas fobias, não deixe de estar comentando sobre e também dando sugestões para novos artigos, sua opinião é muito importante.    

Perdoar pode ser difícil! Veja!

2 Comentários

  • olá Fernanda, o que você tem é Hidrofobia 🙂 e trauma de infância.

  • Oi boa tarde E quem tem medo ou parece q alguma coisa vai acontecer de ruim , ou seja medo de morrer , uma vez eu me afoguei quando criança parece q meu fôlego vai estourar só de pensar em um rio as vezes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: