10 alimentos que te deixam feliz da vida

Já ouviu falar em alimentos que te fazem produzir o hormônio da felicidade? Se não os conhece, eu sugiro ler o artigo e depois incluir esses alimentos no seu dia-a-dia!

Se alimentar de forma correta te traz muitos benefícios a saúde, principalmente se esses alimentos te proporcionarem uma melhora relativa de humor, visto que é muito importante estar de bom humor, tantos para as pessoas ao seu redor quanto para a sua saúde mental e física.

Pessoas com muita irritabilidade e mal-humoradas tem chances enormes de desenvolverem distúrbios de ansiedade e depressão, contudo, sua alimentação não tem proporcionado os suplementos necessários para que a mesma viva bem e com saúde. 

Por isso sempre é bom se manter informado com os alimentos que você tem necessidade de consumir, entretanto, para que dessa maneira você tenha sucesso absoluto, quando o assunto for Saúde.

Alimentos responsáveis por trazer felicidade

O responsável por proporcionar os hormônios de felicidade é o Triptofano, um aminoácido que é utilizado pelo cérebro juntamente com o magnésio, contudo, a vitamina B3, e a niacina, com essa combinação é possível fazer com que o corpo produza serotonina.

A serotonina é um neurotransmissor que atua nos processos bioquímicos do humor e do sono, dessa forma, a serotonina é possível estarmos mais tranquilos e com bom humor.

No entanto, o nosso corpo não é capaz de produzir triptofano, mas ele pode ser adquirido através de alimentos que o possui em sua composição.

Quais os benefícios do Triptofano no corpo?

O triptofano é um grande aliado para diversas coisas relacionadas a saúde, isso porque:

• Aliado do sono

As principais biomoléculas envolvidas no sono são o neurotransmissor serotonina e o hormônio melatonina, entretanto, são naturalmente produzidos no corpo a partir do triptofano. 

Além disso uma pesquisa feita com pessoas que não dorme muito, diz que elas estão propensas a consumir gorduras ou açúcares em altas quantidades e reduzir o consumo de vegetais e ter refeições irregulares, por isso é uma boa opção se alimentar com alguns alimentos ricos em triptofano, pois é garantido a melhora na insônia.

• Previne e diminui o estresse

O aminoácido triptofano ajuda a reduzir o estresse, em particular o hormônio cortisol, que apresenta efeitos adversos no nosso corpo.

A diminuição de triptofano pode agravar temporariamente situações de transtornos de ansiedade ou eventos pós-traumáticos em pessoa que sofrem esses transtornos.

• Melhora notável de humor

O consumo de alimentos que contenham o aminoácido de triptofano, faz com que as pessoas fiquem menos irritadas, melhorando no humor e qualidade de vida, contudo, dessa forma as chances de se adquirir doenças causadas por estresse se veem quase nulas.

Isso por que a falta de triptofano, não permite que a serotonina chegue ao cérebro, fazendo com que isso afete nosso humor.

• Diminui a hiperatividade

Na Suécia foi feito uma pesquisa que afirma que os transtornos de hiperatividade e déficit de atenção em crianças é relacionado a falta de 50% a menos triptofano no corpo do que em crianças normais.

Sendo então o triptofano o percursor de serotonina, que é uma substancia sedativa e calmante que diminui a hiperatividade.  

• Trata e previne a depressão

Para a prevenção da depressão, é necessário consumir produtos ricos em triptofano, pois ele é responsável pela formação de serotonina, que por décadas vem sendo estudada como de suma importância no tratamento e prevenção contra a depressão.

Quase todas as drogas que são destinados ao tratamento da depressão, visam no aumento da quantidade de serotonina nas sinapses, dessa forma. onde as células nervosas se comunicam.

Contudo, o reforço de equilibrar a serotonina foi tido como importante, quando em uma pesquisa foi revelado que as pessoas que sofrem de depressão possuem baixos níveis de triptofano no corpo.

Deficiência em triptofano

A deficiência de triptofano pode fazer os níveis serotonina diminuir no corpo e isso pode acarretar em:

  • Depressão
  • Insônia
  • Ansiedade
  • Irritabilidade
  • Incapacidade de concentração
  • Crescimento não saudável
  • Impulsividade

Essa foi uma explicação para você entender a importância de consumir alimentos ricos em triptofano, entretanto, agora vamos aos alimentos que possuem uma alta quantidade desse aminoácido com nome de triptofano que é capaz ajudar a produzir serotonina, neurotransmissor essencial para a nossa saúde. Esses alimentos são:

  1. Peixes
  2. Ovos
  3. Castanha
  4. Peru
  5. Aveia
  6. Chocolate meio amargo
  7. Queijo tofu
  8. Arroz integral
  9. Leguminosas (lentilha e soja por exemplo)
  10. Semente de linhaça

Você pode estar tomando algumas capsulas que contenham o triptofano, mas, é claro que o essencial é se alimentar adequadamente com alimentos que te proporcionem isso de maneira saudável e que pode se transformar em sua rotina pouco a pouco. Isso para evitar o esquecimento de tomar suas pílulas corretamente e para que também você possa estar diversificando seu cardápio com alimentos incríveis e deliciosos.

Vale lembrar que se alimentar mal, com coisas que não tem um valor nutritivo fará com que você se torne alguém propenso a diversas doenças e transtornos, contudo, aproveite para se alimentar de vez ou outra com esses alimentos e é claro que em conjunto com outros que tenham ótimas propriedades os efeitos são melhores e mais fáceis de se obter.

Não esqueça de que este é um suplemento para sua saúde, nunca é indispensável a presença de um medico especialista no caso de alguma doença. Não perca tempo em mudar sua alimentação e se tornar uma pessoa saudável, espero que o artigo tenha contribuído com seu conhecimento sobre alimentos que te proporcionam saúde.

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